Capricórnio: Terra / C. Cardeal.

De 22 de Dezembro a 20 de Janeiro.

Planeta: Saturno.

Positivo: Dirigente, prático.

Negativo: Rígido, ambicioso

 

Caracterização:

Muito práticos e consciente, mas simultaneamente filosóficos . Muito perseverantes, o mais de todos os signos do zodíaco; buscam a segurança material; acção virada para o exterior.

Profissionalismo . O que faz esses indivíduos muito felizes é a capacidade de moldar o mundo à sua volta conforme as necessidades do seu próprio conforto e segurança. Para tornar o mundo externo/material tão seguro quanto possível, trabalham muito e forte, (muitas vezes nos bastidores), para formular regulamentos, estruturas e meios de controle. É marcante a sua fidelidade às metas estabelecidas, ainda que se passem anos até serem alcançadas.

Não fazem amizade fácil com todo o mundo, chegando até a serem vistos como solitários. Mas, por outro lado, a cruz cardeal os torna extremamente dependentes – tanto de pessoas como das coisas – e eles são bastante sensíveis a respeito disso. Tal leva-os a procurar ser alguém dentro da sua comunidade para ver seu papel confirmado. São ambiciosos. Podem ser bastante competitivos. Só a partir do momento em que suas posições estão fisicamente seguras é que passarão a considerar o seu objectivo conquistado. Se sua energia psíquica sofre obstruções, podem tornar-se temperamentais, devido à insegurança interior que sentem, ou podem mergulhar num estado de distracção e melancolia.

Conservadorismo. Buscam o reconhecimento. Parecem frios e calculados. Busca de posição de destaque social que confira prestígio. Inflexibilidade. Dão importância às aparências. Valorizam as estruturas sociais. Princípio da identidade e autoridade.